Você sabe como registrar e proteger sua marca?

como-registrar-e-proteger-sua-marca

22 jul Você sabe como registrar e proteger sua marca?

Você sabe como registrar e proteger sua marca?

O que seria Marca?

De Acordo com o art. 122 da Lei de Propriedade Industrial: A marca é formada por qualquer sinal visual capaz de distinguir um produto ou serviço de outros disponíveis no mercado. Assim, as marcas podem ser constituídas por palavras, letras, numerais, elementos figurativos e combinação de cores, bem como qualquer combinação desses sinais.

Quando passamos a notar comerciais, revistas, redes sociais, panfletos e em produtos que consumimos as marcas que representam as suas empresas fabricantes. Apesar da quantidade de marcas, dificilmente encontramos duas idênticas, com o mesmo nome ou o mesmo logotipo.

Depois de constituída sua marca, ela pode ser classificada de 3 formas:
• Nominativa: Formada por palavras, neologismos e combinações de letras e números,
• Figurativa: Desenho, imagem, ideograma, forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo, e palavras compostas por letras de alfabetos como hebraico, cirílico, árabe etc.
• Mista: Quando existe combinação de palavra e imagem.

Registro e Proteção

Por marcas serem únicas e exclusivas, trazendo relevância e te diferenciando no mercado, é preciso proteger ela fazendo o seu registro juntamente a um órgão competente.

O Instituto Nacional de Propriedade Nacional – INPI é o órgão responsável por registrar marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos, dentre outros.

Garantindo que após o registro da marca, o titular tenha o direito de uso exclusivo no território nacional, em seu ramo de atividade econômica, pelo período de dez anos, a partir da data da concessão. Referido registro pode ser prorrogado por sucessivos períodos de dez anos.

Para realizar o registro da marca é necessário a empresa registrar-se no INPI de forma eletrônica por meio do Sistema e-Marcas fornecido pelo INPI e/ou de forma física por meio de formulários em papel.

Antes de registrar, não se esqueça de conferir se já não existe outra empresa com a mesma marca que a sua. Pois isso pode prejudicar muito o seu negócio.
Registrar sua marca é muito importante para proteger seu patrimônio além de distinguir e identificar os seus produtos e serviços perante os consumidores.

E claro, ter que reposicionar ou alterar a sua por não tê-la registrado ou ainda sofrer com outras pessoas da concorrência utilizando sua marca pode resultar em dor de cabeça.

Gostou desse post?
deixe seu link

Nenhum comentário

Postar um comentário

Recomendado só para você
Você sabe qual a importância de um líder no  comprometimento…
Cresta Posts Box by CP
Open chat