VANTAGENS DO SIMPLES NACIONAL PARA PEQUENOS NEGOCIOS

14 ago VANTAGENS DO SIMPLES NACIONAL PARA PEQUENOS NEGOCIOS

VANTAGENS DO SIMPLES NACIONAL PARA PEQUENOS NEGÓCIOS

 

 

O Simples Nacional é um modelo considerado pelo Fisco como simplificado, de arrecadação de impostos e contribuições.

Através dele, micros e pequenas empresas com faturamento anual até 4.800.000,00 podem se beneficiar de algumas simplificações e reduções de burocracias a que estão sujeitas a maior parte das empresas.

O Simples Nacional tem complexidades que merecem ser analisadas e compreendidas pelas empresas de acordo com as atividades desenvolvidas. Nem sempre será o melhor modelo de regime de apuração e arrecadação de impostos, mas pode ter vantagens bem interessantes para quem entende seu formato.

Neste conteúdo, vamos analisar 3 vantagens do Simples Nacional com características pontuais que abre muitas possibilidades de expansão de negócios:

DUPLICAÇÃO DE LIMITE DE FATURAMENTO PARA EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS – o limite de 4,8 milhões dobra para 9;6 milhões para exportação de produtos ou serviços. Ou seja, estamos falando de um limite bastante atrativo para negócios que estão dando os primeiros passos de existência. Trata-se de uma oportunidade que pede disposição para investir em conhecimento sobre o formato, mas que pode trazer bons resultados, além de expansão a marca. É claro que exportar pode ser uma atividade nova para grande parte de empreendedores, mas não é impossível de ser aprendida, desenvolvida e estruturada com intuito de fortalecer os negócios.

PARTICIPAÇÃO DE INVESTIDOR ANJO – uma das mudanças promovidas pela Lei Complementar 162/2018 que trouxe revisão para as leis que gerem o regime de apuração de impostos do Simples Nacional, é a possibilidade de participação de investidor anjo para alavancar os negócios da empresa. Além do aporte financeiro, o investidor anjo deve também dar apoio como mentor ou naquilo que for sua expertise, visando o desenvolvimento do negócio. Para iniciantes, este tipo de mentoria é muito importante porque ajuda a corrigir rotas logo no início, evitando erros maiores ou prejuízos financeiros.

POSSIBILIDADE DE DOCUMENTAR TODAS AS ATIVIDADES NUMA ÚNICA EMPRESA, RECOLHENDO OS IMPOSTOS DE ACORDO COM TABELAS PRÓPRIAS PARA CADA TIPO DE ATIVIDADE esta ação promove a centralização das atividades por profissionais que antes precisavam ter mais de uma empresa como estratégia de economia de custo tributário. Hoje, todas as atividades podem ser centralizadas no mesmo CNPJ, cabendo a cada uma a tributação adequada de acordo com anexos que tratam este tema. Os custos tributários ainda são temas para outras longas conversações entre governos e empresários, mas a simplificação de poder centralizar as atividades num só lugar, contribui com a redução de custos burocráticos e facilitação de melhoria na gestão dos negócios. Afinal, é mais prático gerir uma empresa com todas suas atividades do que gerir duas empresas num mesmo ambiente.

O Simples Nacional tem outras vantagens que não falamos aqui, além de variáveis que devem ser analisadas por todos os participantes do sistema. Importante é saber que além da economia tributária imediata, tem outras vantagens que podem ser exploradas dentro de estratégias bem analisadas e estruturadas, o que faz do modelo de apuração e recolhimento de impostos ser bom para o negócio como um todo.

Simoni Luduvice empresaria Contábil e Coach. Estrategista e pesquisadora de temas que agreguem ao crescimento de pequenas empresas e seus players.

Gostou desse post?
deixe seu link

Nenhum comentário

Postar um comentário

Recomendado só para você
O QUE É UMA PROPOSTA DE VALOR? Pequenas empresas, quando…
Cresta Posts Box by CP
Open chat