QUAL O SEU PAPEL NO NEGOCIO?

05 ago QUAL O SEU PAPEL NO NEGOCIO?

QUAL O SEU PAPEL NO NEGOCIO?

Costumo dizer que empresa é um organismo vivo formado por pessoas que desenham seu perfil, cultura e proposta de valor ao mercado.

Ou seja, independente da atividade, todas as pessoas envolvidas na operação são importantes para o processo.

Neste caso, o que responder diante desta interrogação: qual seu papel no negócio?

Uma resposta sensata poderia ser: eu gero lucros!

Desde a pessoa que cuida da faxina até o mais alto escalão, se todos tivessem a mesma consciência, TODOS teriam melhores resultados no que fazem.

É comum ainda identificar pessoas que não entendem esta visão e, diante de uma pergunta dessas responda com sua atividade na organização. Talvez até os próprios gestores podem se equivocar na hora de responder e dizer apenas: eu cuido de contas a pagar ou a receber, outro diga, eu cuido das maquinas, e outro diga: eu cuido das entregas, etc. e não avaliam que todas estas tarefas fazem parte de um plano muito maior que é gerar soluções para os clientes e lucros para si.

Esta unidade de consciência também é importante para que todos se ajudem, compartilhando experiências, erros e formas de enfrentar desafios pelos quais todos passam independente de querer ou não.

Ou seja, torna-se um ambiente amplo de aprendizado onde ninguém se sente sozinho e todos compartilham boas práticas.

Uma das formas mais produtivas de fazer disso uma realidade é promover-se reuniões constantes com todos da empresas ou das áreas para troca de ideias, avisos de decisões tomadas, planejamentos e principalmente, verificação de resultados.

Além disso, este ambiente promove a integração de todos e a responsabilidade compartilhada pelos resultados porque todos fazem parte do processo, todos são responsáveis para um bom desempenho. Todos querem lucros e não atribuem apenas a alguns a responsabilidade de alcança-los, mas sim, todos num abraço simbólico coletivo, trabalham para garantir esta realidade.

Pode parece utópica ou simplista esta visão, mas é para este ambiente que vejo o mundo caminhando. Estão em baixa: falta de transparência, falta de envolvimento com o negocio, terceirização de responsabilidades. Estão em alta: compartilhamento, clareza, parcerias, trabalhos em conjunto e principalmente, todos trabalharem rumo ao mesmo alvo.

 

Simoni Luduvice empresaria Contábil e Coach. Estrategista e pesquisadora de temas que agreguem ao crescimento de pequenas empresas e seus players.

 

Gostou desse post?
deixe seu link

 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Recomendado só para você
EMPREENDER É COMO ESTAR O TEMPO TODO NA ESCOLA –…
Cresta Posts Box by CP
Open chat