Qual é a “experiência primordial” que a sua empresa vende?

12 Maio Qual é a “experiência primordial” que a sua empresa vende?

Existem algumas cafeterias em São Paulo que adoro frequentar. Eu adoro o café, a comida, a atmosfera, e também, muitas vezes, eu adoro trabalhar lá. Levar meu laptop, realizar minhas tarefas, e ainda por cima tomar um cappuccino me proporciona uma grande e agradável experiência. Eu ainda posso – caso sinta fome – comer um cheesecake ou uma torta de frango deliciosa, enquanto ganho a vida. Isso é sensacional!

Então, esses dias eu venho pensando muito sobre isso: o que exatamente essas cafeterias oferecem que eu amo tanto? Não é apenas a comida ou o café. É uma experiência e uma conexão emocional, uma promessa que estas cafeterias fazem a todos os clientes (e cumprem). Mas qual é esta promessa?

Essa promessa consiste em: Tranquilidade, Organização, Produtividade, Foco e Motivação.

Posso ir amo ir a uma dessas cafeterias e trabalhar! Pois lá eu posso trabalhar muito, posso me manter longe do “caos feliz” da minha casa e do isolamento de minha sala na empresa, e ainda assim, me sentir conectado ao mundo, enquanto me sinto extremamente energizado para aprimorar com excelência cada tarefa que tenho a realizar. Essas cafeterias prometem muito mais do que uma xícara de café deliciosa e um lugar agradável para eu me sentar – Elas prometem todos os elementos primitivos primordiais para o bem estar de um ser humano comunidade, conexão, segurança e conforto.

Acho que todas as empresas podem aprender algo com essa ideia de experiência primordial” do cliente. Afinal, a maioria das pessoas não compra coisas por causa de necessidades racionais e específicas. Muitas vezes tomamos nossas decisões de compra com base em nossas necessidades emocionais – sinais sutis e conexões que nos faz sentirmos melhores. Não é o nosso “cérebro racional” que toma as nossas principais decisões de consumo. Na maioria das vezes é o nosso “cérebro emocional”, pois temos a necessidade de nos sentirmos seguros, confortáveis e protegidos quando adquirimos algo.

O que sua empresa, de fato, vende para os seus clientes – bem lá no fundo? 

Qual é a “experiência primordial” que você proporciona que faz com que os clientes queiram comprar de você?

Por exemplo:

  • Se você é dono de um restaurante, não importa o quão boa seja a sua comida, seus clientes não continuam a frequentar seu estabelecimento apenas pela comida, eles voltam pela experiência primordial que você proporciona. Talvez eles se sintam acolhidos, bem cuidados, além de sentirem bem alimentados. Talvez eles adorem o ambiente relaxante, a música, a iluminação. Talvez eles amem a atmosfera otimista do lugar que faz com que as sua noites sejam muito agradáveis. Talvez eles admirem a elegante experiência de jantar em um lugar sofisticado, a explosão de sabores, a criatividade dos pratos. Ou talvez, eles queiram apenas “serem notados” e sentirem-se parte de uma comunidade exclusiva.
  • Se você é um consultor financeiro, seus clientes não estão apenas comprando fundos mútuos ou pagando por seu tempo, eles estão comprando a “experiência primordial” que sua expertise e idoneidade oferecem, de modo a atender às suas necessidades de “segurança” e especialização e confiança. Talvez eles o tenham escolhido como seu consultor financeiro porque acreditam que você pode ajudá-los a ganhar mais dinheiro do que poderiam por conta própria – então talvez eles estejam respondendo ao motivador primordial de querer estar sempre um passo à frente, querendo fazer melhor do que a concorrência.
  • Se você vende planos de seguros, seus clientes não estão apenas comprando seguros, eles estão comprando o alívio da preocupação – estão comprando a ideia de proteção que você oferece ao seu patrimônio e à sua família em relação aos maiores riscos da vida e suas catástrofes inesperadas.
  • Se você vende serviços de consultoria, seus clientes estão comprando reafirmação e suporte. Eles estão comprando a ideia de que “Esta pessoa – você – irá resolver os seus problemas”. Eles confiam que você é a pessoa que fará com que tudo certo!

Nem toda experiência primária que as empresas oferecem é a mesma. Você precisa parar e pensar em: exatamente o que, sua empresa pode oferecer aos seus clientes em um nível “primordial”?

Você pode começar conversando com seus clientes sobre o porquê eles compram de você. Por quê eles preferem comprar de você, frequentar o seu estabelecimento ou contar com seus serviços, e não de um concorrente?

Ouça atentamente suas respostas!

Forjar estas conexões emocionais profundas com os clientes é a estratégia mais eficaz de marketing para uma empresa. Se você souber porque as pessoas compram de você, e conseguir se “aprofundar cada vez mais” no entendimento dessas razões fundamentais, você poderá projetar a experiência primordial  que sua empresa deverá oferecer aos seus clientes, e direcionar os seus esforços de marketing para tocar diretamente a emoção de cada um,  proporcionando experiências incríveis e inesquecíveis ao seu público.

Lembre-se: as pessoas compram experiências e não coisas!

Até a próxima!

Gostou desse post?
deixe seu link

Nenhum comentário

Postar um comentário

Recomendado só para você
Ao decidir abrir uma empresa, muitos empreendedores cometem alguns tipos…
Cresta Posts Box by CP
Open chat