NINGUÉM TOMA DECISÕES NUMA EMPRESA, PAUTADO APENAS EM DINHEIRO

11 set NINGUÉM TOMA DECISÕES NUMA EMPRESA, PAUTADO APENAS EM DINHEIRO


Ser empresário é um exercício diário de tomada de decisões. A cada manhã tem-se novos desafios ou velhos problemas que empilhamos nas prateleiras da insegurança e não resolvemos.

Ninguém toma decisões numa empresa pautado apenas em dinheiro. Existem bolhas de assuntos não resolvidos que podem estar fazendo com que resultados ruins se repitam a cada ano e ninguém entende porque isso acontece se há tanto empenho, tanto trabalho.

Há muito de crenças relacionadas a gestão empresarial a serem transformadas. Quer ver alguns exemplos?

  • Gestores que trabalham NA EMPRESA e não se ocupam em trabalhar A EMPRESA;
  • Falta de indicadores de crescimento, porque ninguém acha importante;
  • Acreditar que a contabilidade serve apenas para geração de impostos e obrigações e não se beneficiar das possibilidades geradas por ela;
  • Achar que o saldo das contas da empresa é dos sócios;
  • Determinar uma quantia de retiradas que a empresa não suporta pagar
  • E por aí, vai…

E quando as crises se apresentam, o vilão é o dinheiro que desapareceu das contas e ninguém consegue entender como foi que isso aconteceu.

Não é sobre o dinheiro, que nada mais é do que um instrumento no meio do processo. É sobre decisões sobre a direção dos negócios, é sobre comportamentos empresariais que devem ser desenvolvidos dia a dia, é sobre ter clareza do proposito da empresa, é sobre ter engajamento verdadeiro e assim, atrair talentos que virão contribuindo no mesmo proposito.

Não é sobre regras, é sobre princípios. Empresas conduzidas por regras, além de não atrair talentos, sofre com vários desafios de micro gerências que demandam prejuízos emocionais com tempo, dinheiro e emoções desgastadas.

Princípios e propósitos trazem clareza e movimento. Engajam as pessoas por uma construção maior e mais sólida. Envolve a todos numa construção mais fluida e menos burocrática para todos.

Tenho dito:  empresas são pessoas jurídicas com alma de pessoas físicas. O que isso significa? É sobre ter um olhar para dentro da organização e cuidar das pequenas e grandes bolhas que surgem com o tempo, lembrando que o dinheiro que virá com os resultados é uma consequência do trabalho de cada dia e não o principal motivo pelo qual se levanta todos os dias pela manhã e se dedica tanto.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Recomendado só para você
De acordo com a Lei Complementar Nº 155 de 2016,…
Cresta Posts Box by CP
Open chat