EMPREENDER É COMO ESTAR O TEMPO TODO NA ESCOLA – APRENDENDO CONSTANTEMENTE

31 jul EMPREENDER É COMO ESTAR O TEMPO TODO NA ESCOLA – APRENDENDO CONSTANTEMENTE

EMPREENDER É COMO ESTAR O TEMPO TODO NA ESCOLA – APRENDENDO CONSTANTEMENTE

Ser empreendedor é escolher viver uma vida de novidades constantes. Uma hora é a exigência do mercado quanto a produtos e serviços, em outros momentos, é o Fisco que não dá trégua e força que analisemos custos tributários para controlar os preços. Há ainda as demandas com gestão de pessoas, de processos, de marketing, financeiras, etc….e são demandas que não acabam mais.

Isso é bom ou ruim?

Não existe uma resposta se bom ou ruim. Depende das escolhas individuais de cada um e a forma como querem viver. Alguns suportam as pressões diárias de quando se está à frente de um negócio, outros porém, preferem a calmaria de não ter muitas demandas profissionais e ter salários garantidos nas datas de pagamento.

Quanto a pressão sobre empreendedores pode ser forte?

Isso também depende de como os empresários encaram a missão de empreender. Alguns conseguem se cercar de pessoas comprometidas e com boa visão do trabalho que o ajudam na construção do sonho. Outros preferem conduzir os trabalhos sozinhos ou com equipes pouco preparadas (pagando menos), achando que assim estão economizando nos custos, o que pode ser um engano dos grandes.

Que atitudes podem contribuir para que o empreendedor tenha as demandas de trabalho sob controle?

  • Autoconhecimento – saber onde estão suas forças e reforçar ainda mais. E reconhecer fragilidades e trabalhar para fortalece-las
  • Organização – ter uma agenda de trabalhos que equilibre vida pessoal e profissional, de forma que consiga dar atenção às duas sem insatisfações.
  • Delegação – saber para quem pedir e como pedir é importante. Os centralizadores e perfeccionistas que acham que somente eles sabem cuidar de uma tarefa com qualidade, costumam sofrer mais no processo. Ideal é compartilhar conhecimento, treinar pessoas e acompanhar depois das tarefas dadas para ver se estão fazendo como solicitado.
  • Ter metas – nenhuma empresa anda ou gera lucros se não tiver um senso de direção. Ter metas e, principalmente compartilhar com a equipe de trabalho é como um combustível
  • Ter controles – não adianta ter metas e não ter controles. São eles que indicam se o caminho escolhido está certo ou errado, facilitando aos gestores, decisões que precisam tomar, muitas vezes em meio a turbulências.

No inicio do texto, disse que empreender é como estar o tempo todo na escola aprendendo constantemente. Somente pelos exemplos citados de comportamentos e ações que os empreendedores precisam ter, dá pra perceber que não são poucos os temas a serem aprendidos. É claro que nem todos os assuntos precisam ser entendidos ou analisados pelos empreendedores como se fossem matéria escolar. No entanto, todos os empreendedores precisam, no mínimo, saber que essas demandas e exigências existem e tenha certeza que tem pessoas nos lugares certos para executar as tarefas que precisam ser feitas para que as demandas sejam cumpridas.

Cuidar de uma pessoa jurídica, ou uma empresa, é semelhante a cuidar de uma pessoa física. Ela tem necessidades, deveres e obrigações que devem ser cuidados para que possam garantir bons resultados.

Desta forma, empreender é uma aventura de aprendizado sem fim onde os dispostos se divertem e os que reclamam se enrolam.

 

Simoni Luduvice empresaria Contábil e Coach. Estrategista e pesquisadora de temas que agreguem ao crescimento de pequenas empresas e seus players.

Gostou desse post?
deixe seu link

Nenhum comentário

Postar um comentário

Recomendado só para você
DIFICULDADES OCULTAS DE EMPREENDEDORES   São muitas as notícias diárias…
Cresta Posts Box by CP
Open chat