DIFICULDADES OCULTAS DE EMPREENDEDORES

29 jul DIFICULDADES OCULTAS DE EMPREENDEDORES

DIFICULDADES OCULTAS DE EMPREENDEDORES

 

São muitas as notícias diárias sobre as dificuldades de empreendedores com vários temas diferentes. Os mais barulhentos são: financeiro, tributário, burocracia, contabilidade.

Estes citados acima gritam em qualquer empresa quando tem falhas, mas há outros fatores que chamo de “ocultos”, que podem levar qualquer organização ao fracasso. Vamos falar de alguns:

  • Admitir funcionários sem vinculo de trabalho. É o mesmo que dizer que pode estar plantando um problema trabalhista para o futuro. Mesmo que na hora da admissão, a pessoa jure por Deus que jamais faria nada para prejudicar a empresa.
  • Falta de profissionalização da área financeira. Mesmo que as contas da empresa sejam controladas pelo próprio sócio, faz-se necessário que ele entenda de que relatórios precisam para enxergar seus números com clareza. Se não souber como estão seus resultados, fica inviável tocar uma operação por muito tempo sem maiores problemas.
  • Falta de processos – uma empresa que não tem processos gasta muita energia com tarefas que poderiam ser simplificadas, como por exemplo: falta de direção das tarefas, que leva a perda de tempo e dinheiro, retrabalho falta de controle de qualidade, já que algumas coisas podem passar despercebidas, gastos com infraestrutura que poderiam ser minimizados, etc. A lista de desvantagens é grande.

Para desenhar os processos, é importante que os gestores tenham uma visão clara da empresa e sua proposta de valor para direcionar as tarefas. Saber como quer entregar o produto ou serviço ao cliente, em quanto tempo, com que tipo de apresentação, dentre outros pontos importantes, indica como devem ser os processos e onde começa e termina.

Quanto mais simples forem esses desenhos, serão de melhor entendimento para todos os envolvidos. Quanto mais burocrático, maior a dificuldade de aceitação e entendimento das equipes, o que pode levar ao fracasso da implantação.

Outro ponto é importante que todos saibam o que estão fazendo e, principalmente PORQUE estão fazendo. Identificar as fronteiras de trabalho e ter a consciência de que todos são clientes de todos, ou seja, ninguém pode deixar de fazer a sua parte na grande engrenagem. Caso ocorra algum problema (que pode acontecer em qualquer lugar e com qualquer pessoa), cabe aos lideres, terem um Plano B para resolver a situação para que a máquina de produção não pare.

Estas são algumas dificuldades ocultas que são mascaradas no dia a dia por questões como falta de tempo, de conhecimento, de preparo, de equipamentos, de pessoas, etc., etc., etc. que nada mais são do que desculpas dadas por nós mesmos para deixarmos de fazer o que precisa ser feito para termos empresas de sucesso.

E por falar em empresas de sucesso, vale lembrar que neste grupo classificam-se as de melhores resultados e não as de melhores faturamentos.

Simoni Luduvice empresaria Contábil e Coach. Estrategista e pesquisadora de temas que agreguem ao crescimento de pequenas empresas e seus players.

Gostou desse post?
deixe seu link

Nenhum comentário

Postar um comentário

Recomendado só para você
PARCERIAS DE SUCESSO Pequenas empresas brasileiras têm um ambiente que…
Cresta Posts Box by CP
Open chat