
12 fev CUSTO TRIBUTARIO DE MEI É O MENOR DO PAÍS
O custo tributário do MEI é o menor do País em comparação com os demais existentes. Além disso, é o perfil com menor numero de exigências, portanto, menos burocrático e mais simples de ser mantido atualizado.
O custo tributário mensal do MEI gira em torno de 55,00 em janeiro de 2021. Este custo é fixo, independentemente do valor faturado ou não faturado. Veja no exemplo prático para facilitar:
EXEMPLO
- Faturamento = 1.000,00
Valor recolhido = 55,00
- Faturamento = 5.000,00
Valor recolhido = 55,00
- Faturamento = 0,00
Valor recolhido = 55,00
Percebe a dinâmica? Os valores a pagar não dependem do valor faturado, a exemplo do que acontece nos demais perfis de tributação.
Imaginando que o MEI tenha um faturamento bruto anual de 50.000,00, terá recolhido apenas 660,00, ou cerca de 0,01% do total faturado e ainda garante benefícios previdenciários.
O próximo perfil depois do MEI é de Microempresa que pode começar os recolhimentos por 4% do faturamento, ou seja, sofre variação todos os meses de acordo com faturamento do mês e total acumulado em 12 meses. São outras regras.
Se comparado com a carga de encargos sociais incidentes sobre folha de pagamento, verificaremos uma diferença muito grande também. Pela CLT os encargos podem custar ao profissional pode custar a partir de 18% sobre rendimentos.
O valor devido pelos MEIs proporciona a facilidade de manterem os recolhimentos em dia, garantindo todos os benefícios. Há ainda a facilidade de fazer os pagamentos através de debito automático em conta, facilidade a manutenção dos recolhimentos em dia.
Se por acaso o MEI não conseguir manter os recolhimentos em dia, poderá optar por parcelamento da divida e terá nova oportunidade de atualizar os pagamentos novamente.
Os atrasos nos recolhimentos mensais leva a perda dos benefícios previdenciários imediatos. O acumulo de dividas, pode levar à perda do beneficio e ao enquadramento imediato como Microempresa.
Nenhum comentário