COMO MULTIPLICAR RESULTADOS POSITIVOS DE PEQUENAS EMPRESAS

22 jul COMO MULTIPLICAR RESULTADOS POSITIVOS DE PEQUENAS EMPRESAS

COMO MULTIPLICAR RESULTADOS POSITIVOS DE PEQUENAS EMPRESAS

Eis um desafio da maioria das empresas do País neste momento de incertezas políticas e econômicas. O objetivo deste conteúdo não é oferecer fórmula mágica e sim chamar atenção para soluções que já estão dentro de casa e talvez não sejam percebidas.

A solução começa pelo modo de pensar dos empresários responsáveis por estes negócios. Um novo olhar para as micros e pequenas empresas se faz necessário para alavancar negócios que estejam estagnados ou começar novos negócios caminhando sempre para frente e não com tantos entraves.

À medida que os empresários se conscientizam que somos todos responsáveis pelo desenvolvimento de nossos negócios, passamos a olhar mais para dentro da nossa casa e exigir que os prestadores de serviços também melhorem suas atuações conosco e isso inclui o Fisco.

Uma vez compreendido isso, deixamos a zona da reclamação e partimos para soluções efetivas que começam no controle de nossos negócios e vão até cobranças de soluções mais eficientes e gestão dos impostos mais transparentes.

Daí analisamos, como nossas empresas estão se comportando neste ambiente? Tem-se gestão efetiva de dados? As informações geradas em nosso dia a dia são registradas com transparência para apuração de resultados? E quanto aos custos? É sabido de todos os detalhamentos de custos de produção de produtos e serviços? Como são apontados e revisados estes dados?

Um trabalho sério feito a quatro mãos junto com a consultoria contábil contribui para profissionalização dos colaboradores responsáveis pela emissão de notas e área financeira em geral. As normas podem ser compartilhadas por todos para que todos os trabalhos sejam feitos dentro de processos semelhantes.

Além disso, pode-se diminuir o tempo de trabalho com uso de ferramentas que otimizam as pesquisas sobre informações financeiras, evitando retrabalhos, o que leva a identificação de falhas mais rapidamente, possibilitando que se consertem documentos fiscais, se for o caso, ou mesmo documentos comprobatórios de despesas.

Quando os processos estão alinhados, todos têm a mesma visão, sabendo onde começam as atividades e onde deve terminar, sem deixar passar nenhum ponto importante. Além disso, com uso da tecnologia, é possível manter as informações atualizadas praticamente em tempo real, possibilitando que as empresas participem de oportunidades de negócios sem terem que esperar.

Outro ponto importante é a determinação de datas periódicas para analises de resultados com a empresa contábil. É uma boa oportunidade para criação de indicadores que sejam necessários para identificação de pontos importantes de acordo com a atividade exercida.

Os benefícios da contabilidade consultiva são inúmeros. O investimento tem retorno certo, visto que os profissionais da contabilidade podem acompanhar os resultados por um tempo, dando mais respaldo ao processo.

Que tal inaugurar uma nova forma de cuidar da gestão da sua empresa? Que tal usar a contabilidade consultiva a favor do seu negócio para ter melhores resultados para todos?

 

Simoni Luduvice empresaria Contábil e Coach. Estrategista e pesquisadora de temas que agreguem ao crescimento de pequenas empresas e seus players.

Gostou desse post?
deixe seu link

Nenhum comentário

Postar um comentário

Recomendado só para você
COMO A PARCERIA DE EMPRESAS CONTÁBEIS PODE CONTRIBUIR COM O DESENVOLVIMENTO…
Cresta Posts Box by CP
Open chat