Atividade empresarial ou auto emprego?

Atividade Empresarial X Auto Emprego - Filadélfia Contabilidade

14 out Atividade empresarial ou auto emprego?

De acordo com Direito Comercial, atividade empresarial compreende uma série de atividades econômicas exercidas profissionalmente pelo empresário para produzir serviços e produtos e colocar em circulação.

E o que é auto emprego? É quando a pessoa cria uma empresa para ser seu próprio chefe, não precisar mais prestar contas a mais ninguém e controlar os próprios rendimentos. Na maioria das vezes, quem cria auto emprego não obedece muitas regras e nem se compromete com disciplina.

Quando se cria uma empresa, gera-se uma pessoa jurídica com necessidades básicas para se consolidar e dar resultados. Vejamos algumas:

Princípios, propósito e valores

Ter clareza dos motivos de abertura desse negócio. Saber o que entregará ao seu público (proposta de valor). Demonstrar quais são os valores que regem as atividades para que ninguém tenha dúvidas

Princípios de gestão

Student 849822 1920 - Filadélfia Contabilidade

 

  • Ter estratégias claras e sistêmicas de forma que todos saibam onde a empresa está e para onde caminha;
  • Ter princípios de gestão financeira e de propósitos;
  • Ter princípios de liderança e políticas claras do tratamento das pessoas
  • Ter princípios de acompanhamento de resultados

Saber as regras do jogoChess 3325010 1920 - Filadélfia Contabilidade

  • Do mercado de atuação – comportamentos, regras comerciais, dor do cliente, forças e fraquezas
  • Do Governo – regras legais de segurança para estruturas quando for o caso
  • Do Fisco – regras e custos tributários

Alguns comportamentos do auto emprego:

  • “Minha empresa, minhas regras”
  • O dinheiro é meu, gasto como eu quiser
  • Empregados só querem saber quanto vão receber
  • Processos para que?

 

Claro que o objetivo deste conteúdo não é falar de todos os comportamentos tanto de um perfil como do outro. Um estudo mais demorado sobre o tema pode nos levar a muitas outras descobertas limitadoras ou que põem levar os negócios a resultados exponenciais se bem praticados.

O Brasil não teve foco em educação empresarial até aqui ou seja, empreendedores podem até estudar muito, mas normalmente é com foco na atividade fim do negócio ou algum curso que escolheu e depois descobriu que não tem amor de verdade por aquilo.

Este conhecimento é adquirido e colocado em prática diariamente. Quanto mais se aprende e pratica, mais experiências e vivencias são empilhadas, fortalecendo a maturidade empresarial dos empreendedores.

Não é sobre regras de se ter uma empresa ou executar atividades empresariais ainda que sem a personificação da pessoa jurídica, é sobre os princípios que regem nossas escolhas e determinam os resultados.

Não é sobre ficar preso em processos demorados e engessados, é sobre disciplina e determinação para fazer acontecer e buscar simplificações constantes a fim de melhorar as formas de fazer e dar mais qualidade de vida para os responsáveis.

Não é sobre abrir sem planejar e passar a vida reclamando do Governo que não sabe gastar. É sobre planejar, acompanhar resultados, pagar impostos justos e ainda poder argumentar de forma mais assertiva sobre os custos necessários para o desempenho dos seus negócios.

E então? Já pensou sobre isso? Todo o tempo é tempo de mudar. Pode levar tempo, custar mais caro, mas não é impossível de provocar transformações primeiro nos nossos negócios e depois para o mercado.Imagem Texto (3) - Filadélfia Contabilidade

 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Recomendado só para você
É preciso pagar impostos para venda on-line? Especialista explica em…
Cresta Posts Box by CP
Open chat