o que é empresa?

11 jul o que é empresa?

O que é empresa?

 

Uma das definições trazidas por dicionários diz que se trata de organização econômica, civil ou comercial, constituída para explorar um ramo de negócio e oferecer ao mercado bens ou serviços.

É uma definição bem explicada, mas na prática, o que isso quer dizer de verdade?

Significa dizer que um grupo de pessoas reúnem-se para entregar um produto no qual acreditam, para outras pessoas que acreditam que este produto, de fato, resolve uma necessidade sua.

Estrutura física maquina e equipamentos fazem parte do conjunto chamados empresa, mas sua definição manifesta-se mais pela forma como faz e entrega os produtos a seus consumidores.

Por exemplo, quando compramos um lanche numa lanchonete e

recebemos os acompanhamentos como catchup e mostarda que não sejam das marcas que reconhecemos como as melhores, logo podemos pensar sobre a qualidade do hambúrguer, do pão e até de quem montou o lanche. Para alguns, a qualidade de todos os ingredientes é primordial para garantir o sabor. E isso representa a atitude da empresa quando faz uma oferta dessas. Ou seja, diz sobre quem faz a empresa, como ela opera.

É claro que para alguns consumidores, não importa a qualidade dos produtos oferecidos e sim o preço que irão pagar. Neste caso, as mensagens da empresa também falarão sobre sua forma de entrega.

Uma das formas de se ver uma empresa é com olhar mais humanista que diria tratar-se de uma família, onde as pessoas passam grande parte do tempo juntos, fazem amizades, confraternizam-se, se ajudam mutuamente e trabalham juntos pelos mesmos objetivos.

Não importa o olhar e os motivos de cada um para ver a empresa, o fato é que são feitas de pessoas e suas atitudes impressas em cada entrega que se faz. Não é sobre preços, marcas, durabilidade. É sobre encantar, agradar, resolver e impactar. Isso sim, são valores percebidos direta ou indiretamente por todos os consumidores.

As empresas podem ser formadores de opinião? Sim, através de seus produtos podem enviar muitas mensagens que às vezes nem estão relacionadas diretamente com o consumo que motivam. Podem impactar ainda os clientes internos ou colaboradores que levarão impressos em suas vidas os conhecimentos adquiridos ali.

A empresa deve ser autônoma, cuidar de si mesmo e ainda distribuir resultados. Para isso são criadas todos os dias no mundo inteiro. Quem pensa em multiplicar riquezas empreendem através de empresas e acompanham seus resultados.

As empresas também contribuem para sustento da máquina governamental através da geração e recolhimento de impostos. São responsáveis por geração de empregos e por ações isoladas ou não de desenvolvimento de pessoas e de comunidades.

Empresas são pessoas que além de resultados financeiros, buscam evolução de todos que estão direta ou indiretamente ligados a ela, além de contribuir para desenvolvimento de muitas outras pessoas que podem até nem consumir seus produtos, mas recebem seus benefícios.

 Simoni Luduvice empresaria Contábil e Coach. Estrategista e pesquisadora de temas que agreguem ao crescimento de pequenas empresas e seus players.

Gostou desse post?
deixe seu link

 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Recomendado só para você
IDENTIFICANDO TALENTOS – MULTIPLICANDO RESULTADOS Pequenos negócios nascem, na grande…
Cresta Posts Box by CP
Open chat