PARE DE PERDER DINHEIRO COM DESORGANIZAÇÃO – MUDE A CHAVE

12 jun PARE DE PERDER DINHEIRO COM DESORGANIZAÇÃO – MUDE A CHAVE

PARE DE PERDER DINHEIRO COM DESORGANIZAÇÃO – MUDE A CHAVE

Micros e pequenas empresas enfrentam alguns fantasmas em relação a organização surgidos de crenças a respeito da burocracia. É um tal de achar que “o empreendimento é pequeno” e dispensa cuidados simples com controles internos que podem levar a prejuízos desnecessários. Há muita força investida para fazer a empresa dar certo, mas sem organização, pode deixar passar desperdícios, falta de qualidade de produtos e insatisfação de clientes.

Estudos apontam que controles internos e atividades profissionais de gestão, são ferramentas importantes que garantem boa visibilidade das atividades e dos resultados da empresa. Algumas ações simples dos gestores contribuem para apuração de resultados confiáveis, tais como:

 

  • SISTEMAS QUE OTIMIZAM – Uso de sistemas para controles financeiros e automação de todas as tarefas administrativas. Existem vários modelos no mercado, customizados de acordo com o porte da empresa, atividade e nível de exigências fiscais. Alguns são até gratuitos e funcionam muito bem como ajudadores dos gestores que não podem contar com muita mão de obra para auxiliar nas demandas diárias;

 

  • DIZER COMO SE FAZ – Ter processos simples e de conhecimento de todos os envolvidos na operação. Contratados internos e fornecedores de serviços e produtos devem ter conhecimento dos processos para que possam contribuir adequadamente com o todo;

 

  • ATENTAR PARA OPERAÇÕES DIÁRIAS – Cuidar dos dados diários com cuidado tanto com documentos físicos que ainda existam como com arquivos digitais armazenados nas maquinas internas. São esses dados ou informações de como foram gerados os recursos e como foram gastos que garantirão a qualidade da escrituração fiscal e contábil que apontarão os resultados e indicadores necessários para avaliar a evolução dos negócios;

 

  • ENGAJAR AS PESSOAS – Manter a transparência e clareza nos negócios é fundamental para ter o engajamento dos envolvidos tanto para que eles saibam da cultura da empresa e hajam de acordo, como para motivar que eles também sejam participativos e deem ideias e opiniões que podem agregar muito valor a todos.

Relatórios como os listados a seguir, são minimamente exigidos para ajudar empresários e gestores a fazerem correção de rota quando os números indicam caminhos errados ou a melhorar investimentos quando os números apontam evolução positiva:

  • Controle de fluxo de caixa
  • Orçamento anual
  • Controle de custos
  • DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício
  • Balanço Patrimonial

É claro que dependendo da atividade da empresa, podem ser necessários outros demonstrativos e outros indicadores de desempenho. Mas os acima citados, além de serem ferramentas confiáveis que podem ajudar a parar de perder dinheiro com a desorganização.

O convite é: Pare de perder dinheiro com a desorganização – vire a chave e comece a ganhar mais dinheiro, fazer economias limpas, controlar os custos diretos e variáveis, principalmente os financeiros para que bancos e outras instituições de créditos não virem sócios de suas empresas, mas sejam apenas fornecedores de produtos que recebam adequadamente para isso. Conte com as informações relevantes vindas das empresas de contabilidade que além de apontar indicadores importantes de gestão, ainda pode demonstrar cenários em outros mercados para ajudar na expansão de ideias e traduz a legislação que envolve a atividade e os impactos de tudo isso nas operações.

Simoni Luduvice é empresaria Contábil e Coach. Estrategista e pesquisadora de temas que agreguem ao crescimento de pequenas empresas e seus players.

Gostou desse post?
deixe seu link

 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Recomendado só para você
SANTO DE CASA FAZ MILAGRES SIM Os últimos estudos do…
Cresta Posts Box by CP
Open chat