Plano de Marketing para Empresa de Construção Civil

empresa de construção civil

20 dez Plano de Marketing para Empresa de Construção Civil

Uma empresa de construção civil pode ser responsável pelas infraestruturas de cidades inteiras e vilas, incluindo pontes, estradas, canais e edifícios. Se você está apenas começando um negócio no ramo da construção civil ou trabalhando para que a sua construtora cresça, criar ou desenvolver uma estratégia de marketing pode ajudar a criar o roteiro que você precisa para levar sua empresa de construção civil diretamente rumo ao sucesso.

Segmentação de mercado

Escolha ou defina a sua segmentação de mercado. Um segmento de mercado com características específicas de clientes potenciais para o seu negócio de construção civil, pode ser o grande diferencial para que sua construtora se destaque da concorrência.

Para uma empresa de construção civil, seus mercados-alvo podem incluir quaisquer pessoas, profissionais ou empresas que estejam no ramo de incorporação imobiliária, pessoas que queiram construir suas casas, corporações que queiram construir seus prédios comerciais, enfim, qualquer segmento de mercado que queira construir uma infraestrutura física, seja ela para moradia, prática de esportes, obras públicas ou corporativas privadas. Enfim, como construtora você pode direcionar seus esforços de marketing focando em agentes imobiliários, empresas de arquitetura, governos municipais, estaduais ou federais, particulares, advogados e engenheiros civis.

Competitividade

A menos que você seja a única empresa de construção civil na sua região geográfica, você terá concorrência. Mesmo que seus concorrentes não estejam localizados na mesma região geográfica que você, ainda assim, eles podem oferecer serviços para os mesmos clientes que você e na sua região, afinal vivemos numa era globalizada, onde através da Web podemos vender os nossos serviços em qualquer lugar do planeta.

Se você já atuou na indústria da construção civil por um tempo, você provavelmente sabe quais as empresas que são seus principais concorrentes. Se não, faça alguma pesquisa online, usando sites especializados no segmento, que ofereçam informações sobre a indústria da construção civil.

Após determinar quais empresas são as suas concorrentes diretas, defina como seus serviços de construção civil diferem da concorrência. Talvez a sua empresa utilize tecnologia de ponta e utilize materiais sustentáveis para construções de estruturas limpas, o que reduz o uso de água e também o lançamento de insumos de concreto na natureza.

É possível que você tenha desenvolvido um programa que garanta a qualidade de cada infraestrutura que você construa. Talvez a sua empresa seja especializada em um determinado tipo de estrutura, como construção de pontes, por exemplo.  Seja o que for que diferencia sua empresa de outras empresas de construção civil, anote este diferencial, porque você pode usá-lo como parte de venda em seus esforços de marketing.

Estratégia de marketing

Depois de saber quem são as pessoas ou empresas que você deseja conquistar no mercado para vender seus serviços, quem são os seus principais concorrentes e como você pode e deseja posicionar a sua empresa de construção civil para se destacar das demais, é hora de planejar suas estratégias de marketing.

As estratégias de marketing são as maneiras em que você apresentará a sua empresa de construção civil para os seus clientes potenciais.

No entanto, a eficiência das estratégias de marketing dependerá do seu orçamento direcionado para o marketing e também de seu público. Por exemplo, uma empresa de construção civil que atue em diferentes comunidades pode utilizar oportunidades de apresentar seus serviços em faculdades de arquitetura como uma forma de alcançar os membros da audiência futura ou patrocinar eventos de alto nível, onde agentes imobiliários, arquitetos e engenheiros civis podem ser alcançados com workshops de mostra de materiais e muito mais.

Geralmente, uma combinação de esforços para atingir o seu público de forma on-line, como, a construção de grupos de mídia social relacionados com os anúncios da indústria da construção civil e a confecção off-line de materiais impressos em publicações lidas por quem consome artigos para decoração, paisagismo e construção civil podem ser muito úteis para o sucesso do Marketing de sua construtora.

Orçamento

Depois de definir todas as suas estratégias, você deve mensurar o custo para cada ação de Marketing para divulgar sua empresa de construção civil. Isso permitirá que você construa um orçamento a partir do zero. Você também pode criar um orçamento e, em seguida, escolher estratégias baseadas no percentual em reais (R$) que você tem para gastar em cada um dos esforços e canais definidos de marketing.

Mensuração dos resultados

Para cada esforço de marketing para divulgação de sua empresa de construção civil, você precisa ter uma maneira de rastrear e medir seu ROI (Retorno sobre Investimentos). Por exemplo, se você colocar um anúncio em uma revista do segmento para prospectar arquitetos, você deve usar um endereço de e-mail especialmente criado para o anúncio, para que os leitores da publicação possam entrar em contato com a sua construtora través do mesmo.

Exemplo: anuncioxpto@suacontrutora.com.br.

Este e-mail será exclusivo para o anúncio que você colocou na revista e qualquer resposta ao anúncio enviado via e-mail será computada como retorno do anúncio da revista. Seja qual for o seu meio de mensuração de marketing para sua empresa de construção civil, certifique-se de que você está acompanhando as respostas positivas para que possa repetir esforços bem-sucedidos e ajustar esforços de baixo desempenho.

Conclusão

Se um cliente entrar em contato com a sua construtora, via qualquer um dos esforços que você empenhou de marketing para sua empresa de construção civil, você deve respondê-lo prontamente. Você pode também criar um marketing de relacionamento com seus atuais clientes. Por exemplo,

  • Dê ao seu cliente atualizações regulares sobre o projeto;
  • Peça o feedback do cliente em relação ao que esta sendo construído;
  • Mesmo quando um cliente for um tanto “difícil”, você deve sempre tratá-lo com bondade e consideração.

Sempre que concluir um projeto, crie meios de receber feedbacks de seus clientes. Pergunte aos mesmos como eles se sentem sobre o resultado final da obra, e se você pode fazer mais alguma coisa para ajudar. As empresas de construção civil que mantêm relacionamentos significativos com os seus clientes, são as que se destacam num mercado tão competitivo, sempre são contratadas novamente e ainda recebem muitas indicações por parte de seus clientes satisfeitos.

Este é a melhor estratégia de marketing que você pode utilizar, isto é, manter seus clientes sempre satisfeitos para falarem bem sobre sua empresa de construção civil.

Lembre-se sempre: Nos negócios, assim como na vida, são os pequenos toques que fazem uma grande diferença.

Até a próxima!

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