IRPF/2016 – MINHA DECLARAÇÃO É SIMPLIFICADA. SERÁ? - Filadélfia Contabilidade
1103
single,single-post,postid-1103,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-7.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.5.2,vc_responsive

21 mar IRPF/2016 – MINHA DECLARAÇÃO É SIMPLIFICADA. SERÁ?

IRPF COMPLETA SIMPLIFICADA

 

 

Antes, a declaração de IRPF poderia ter Modelo Completo ou ser uma Declaração Simplificada.

O que é um modelo Completo?

É aquele onde se admite o lançamento de todas as despesas dedutíveis com educação, saúde e demais do declarante e seus dependentes. Para que seja um modelo interessante para o contribuinte, a soma dessas despesas deve ser superior a 20%.

E como é o modelo da simplificada?

Neste caso, o contribuinte deduz 20% do rendimento tributável bruto lançado e não precisa detalhar as despesas citadas acima. É interessante quando a soma das despesas são inferiores a 20%.

Ocorre que agora não existem mais estes formatos. O que existe é A ESCOLHA pelo tipo de desconto, ou seja, o contribuinte pode fazer todas as suas informações e, ao final da apuração, optar se quer entregar a declaração pelo desconto simplificado ou pelo formato de apuração completa.

Portanto, atentar para as regras dos descontos é muito importante para não pagar mais que precisa ou ter restituições menores.

Sugerimos atenção especial para quem faz a declaração on line ou através dos aplicativos de smartfones sem impressão das informações ou guarda de copia de segurança digital. Havendo apuração errada, ficará mais complicado fazer as correções.

Independente do modelo da declaração, atente para o processamento até o final, ou seja, ate que atinja o status de PROCESSADA NO SITE DA Receita Federal. Antes disso, podem ser identificadas pendências que se identificadas rapidamente podem ser corrigidas sem comprometer as datas de restituições. No entanto, se não forem observadas, podem levar ao bloqueio do CPF.

Nenhum comentário

Postar um comentário