IRPF/2016 – CONTRIBUINTES IDENTIFICADOS DESDE O NASCIMENTO ATRAVÉS DO CPF

21 mar IRPF/2016 – CONTRIBUINTES IDENTIFICADOS DESDE O NASCIMENTO ATRAVÉS DO CPF

 

LEAOZINHO

 

 

 

A Receita Federal do Brasil identifica os contribuintes ou pagadores de impostos pelo numero do CPF – Cadastro de Pessoas Físicas e este documento já pode ser emitido quando a criança vai ser registrada no cartório. Ou seja, não espera mais a vida adulta para ter o documento, mas já tem desde o nascimento.

Com esta medida fica mais simples o acompanhamento da vida de contribuições de todos e identificação de possíveis falhas ou fraudes nos processos que resultem em imposto a recolher.

É possível que com o passar do tempo, o CPF se torne o principal numero de inscrição de identificação de uma pessoa e que todos os demais números sejam centralizados nele.

Com esta medida de identificar desde cedo cada pessoa com seu CPF, os bancos devem se adequar às novas regras passando a exigir que as contas bancárias em nome de crianças sejam identificadas com CPF delas.

Senso assim, os pais ou responsáveis devem atentar para a evolução patrimonial dos novos contribuintes desde cedo, pois o dinheiro depositado em conta poupança, previdências ou outros tipos e investimentos devem ter origem e os responsáveis por essas demonstrações devem ser os pais ou responsáveis.

Alem disso, ter a operação toda mapeada por escrito, ajuda na percepção da movimentação patrimonial da família, ajudando a corrigir possíveis falhas antes que sejam identificadas pelo Fisco.

Enfim, ter controle das questões financeiras e evolução patrimonial da família toda desde cedo é a melhor ferramenta para evitar questionamentos futuros ou penalidades fiscais.

Nenhum comentário

Postar um comentário