Finanças PME – Micro e pequenas empresas – resultados de 2014 são divulgados agora

resultados-financeiros-1024x682

28 jan Finanças PME – Micro e pequenas empresas – resultados de 2014 são divulgados agora

 

As PMEs – Micros e Pequenas Empresas estão em fase de fechamento de balanços para apresentação de resultados.

Os números que demonstram o bom ou mal desempenho nos resultados são primeiramente importante para os sócios, gestores, investidores e demais envolvidos nas operações.

Depois disso, são informados ao Fisco através das declarações acessórias para serem analisados, cruzados com outros dados e registrados para novas consultas posteriores.

Há um processo pelo qual se passa para cumprimento de todas as obrigações, sedo eles:

  • Apuração de resultados
  • Fechamento de balanço
  • Emissão e divulgação de informes de rendimentos
  • DIRF – Declaração Imposto de Renda na Fonte
  • DIRPF – Declaração de Imposto de Renda Pessoa Fisica
  • Demais declarações acessórias

Chamo atenção que são muitos canais onde se passa a mesma informação e que, divergências entre uma e outra serve de alerta para o Fisco verificar todos os dados fornecidos.

Atenção especial com Informe de Rendimentos, DIRF e DIRPF. Além de honrar os prazos, a qualidade das informações enviadas é o que garante a tranqüilidade de todos posteriormente.

O que é qualidade da informação enviada? São as correções e análises feitas antes do cumprimento de todas as obrigações, não deixando margens para qualquer desencontro ou falha.

Ainda existe a crença de que o Governo não se preocupa com empresas pequenas. É uma grande ilusão. Inclusive o Ministro da Fazenda anunciou no inicio de janeiro, logo após a posse, que as empresas com regimes especiais seriam alvos de vistorias mais acirradas.

Além disso, todas as empresas devem se valer das ferramentas contábeis para uma gestão de qualidade em suas empresas. Que tal aproveitar o ano novo e começar esta prática agora mesmo?

Nenhum comentário

Postar um comentário