CUIDADOS COM INFORMAÇÕES FINANCEIRAS DIGITAIS

finanças-digitais

13 jul CUIDADOS COM INFORMAÇÕES FINANCEIRAS DIGITAIS

Todos os pagamentos bancários feito on line merecem atenção especial quanto aos cuidados com a necessidade da sua comprovação.

As facilidades de se pagar tudo pelo computador através de aplicativos bancários atraem usuários de todos os níveis de conhecimento tecnológico, por isso, aprender sobre o tema é importante. E ter comprovações efetivas de pagamentos, sejam impressas, sem em arquivos, é primordial.

Falando especificamente dos pagamentos de impostos e contribuições, valem algumas dicas:

  • Se o documento não tiver código de barras (nem todos tem), copie fielmente as informações da guia para o computador. Falhas em dados como período de apuração, códigos ou data de vencimentos, provocam erros no sistema que pode não reconhecer os documentos.
  • Identificar corretamente o recolhimento, ou seja, responder, quando o banco pedir, de que tipo de recolhimento se trata: federais, estaduais, municipais, FGTS, INSS, etc.
  • Salvar ou imprimir comprovante de pagamento porque em caso de não identificação do mesmo, será o único instrumento capaz de fazer a prova.
  • Ter organização de arquivos de documentos ou de impressões, de preferência por tipo de recolhimento para não misturar com os demais.

Estes cuidados com informações digitais podem livrar todo mundo de grandes enrascadas com o Fisco, fornecedores e credores em geral.

Nenhum comentário

Postar um comentário