8 erros que você pode estar cometendo na prospecção de clientes para sua construtora

Prospectar clientes

24 jan 8 erros que você pode estar cometendo na prospecção de clientes para sua construtora

Prospectar clientes é o processo, e porque não dizer, é a arte de atrair e conquistar novos consumidores para seu negócio, com o objetivo claro de continuidade ao seu empreendimento. Se não existe o cliente, não ocorre a venda, não há sustentabilidade financeira entre receitas e despesas. Daí a importância do processo de prospecção de clientes!

Para o segmento da construção civil, o processo de se prospectar clientes segue o mesmo rumo geral, porém com algumas características básicas, próprias do exercício da atividade.

Erros cometidos na prospecção de clientes na construção civil

Técnicas e estratégias aplicadas na prospecção de clientes certamente serão traduzidas em aumento de vendas para sua construtora, e consequentemente aumento dos lucros. Quando os resultados obtidos não estão no mesmo patamar dos resultados esperados, é hora de se repensar nos erros que você pode estar cometendo na prospecção de clientes para sua construtora.

Erros que acarretam consequências amargas, de difícil correção, podendo gerar efeitos negativos por longo período. Assim, listamos 8 erros que você pode estar cometendo na prospecção de clientes para sua construtora:

Erro 1 – Não segmentação do processo

Conhece aquele ditado “Cada macaco no seu galho”? Então, ao vendedor cabe vender! Reverter todo seu esforço e aplicação do conhecimento do produto para o atendimento ao cliente, aplicando técnicas de vendas e negociação.

Muitas vezes, o gestor deseja atribuir funções que não são pertinentes ao cargo do profissional, acabando por desfocar da sua real função na empresa. Permita que a captação de clientes para sua construtora seja feita por profissional específico da área! O trabalho será melhor direcionado, com resultados mais efetivos!

Erro 2 – Não utilizar técnicas de prospecção

Não acredite nesse negócio de “dizer que sabe tudo e que já aprendeu tudo”. Todos os dias temos coisas novas para acrescentar em nosso conhecimento, aprender novas técnicas, compartilhar experiências vividas. Não pare no tempo! Esteja em constante atualização, renovando e inovando na utilização de técnicas de prospecção de clientes para sua construtora.

A não utilização de técnicas de prospecção disponíveis é um retrocesso, que pode colocar em risco a vida financeira de sua construtora.

Erro 3 – Trabalhar lentamente

O setor da construção civil é muito ativo, agitado, requer decisões e atitudes rápidas e precisas. O cliente, muitas vezes pede uma resposta urgente e não pode haver morosidade e demora para atendê-lo. A lentidão no atendimento ao cliente gera uma má imagem da sua construtora e ocasiona perda na prospecção de futuros clientes.

Erro 4 – Trabalhar aceleradamente

A abordagem ao cliente deve ser executada em momento adequado, sem muita afobação e pressão. Por mais que se deseja realizar a venda, deve ser executada de forma tranquila e eficiente. Forçar demasiadamente a venda em um primeiro encontro com o cliente, pode ser o começo do fim de um relacionamento comercial para sua construtora, gerando, obviamente, a descontinuidade do processo de prospecção de seu cliente.

Erro 5 – Desprezar a tecnologia

Não se deve “fechar os olhos” à tecnologia. É uma solução simples, ao alcance de todos, barata e eficiente. Com todos esses atributos, desprezo a tecnologia na prospecção de clientes é com certeza, sinônimo de falência de sua construtora!!!

Erro 6 – Não utilização de métodos ágeis

Atualmente existem muitos programas de computador que “facilitam a vida” dos gestores, implementando com eficiência planilhas de cálculo e demonstrativos de resultados. Se a sua construtora não possui respostas rápidas na prospecção de clientes, também não conseguirá agir rapidamente na tomada de decisões.  

Erro 7 – Fraca argumentação no momento da prospecção

O vendedor é o cartão de visitas de sua construtora. Um profissional despreparado comprometerá todo o processo de venda. Além de conhecer bem o produto, o vendedor da construtora deverá possuir habilidades como falar e escrever bem, saber escutar e possuir flexibilidade de horário de trabalho.

Erro 8 – Não investigar o cenário como um todo

Fazemos parte de um contexto como um todo. Devido ao produto comercializado, na maioria das vezes, a decisão da compra é familiar. Estar desatento a este ponto, com certeza comprometerá a prospecção do cliente de sua construtora.

Agora que você já conhece alguns dos erros mais comuns na prospecção de clientes para sua construtora é só trabalhar para que não incorra nos mesmos. Mãos à obra!!!

Até a próxima!

Nenhum comentário

Postar um comentário